Está a ver o site Portugal
Redefinido a Qualidade
Inicio > Compromisso de Qualidade > Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Innocork

O que é o Innocork®?

O Innocork® é um processo patenteado que extrai TCA e outros compostos orgânicos voláteis da cortiça. O TCA adsorvido na superfície é removido por interações físico-químicas promovida por condições de temperatura e de polaridade do solvente num gás de arraste (portador), composto por vapor de água e álcool etílico.

O que é o TCA?

TCA significa 2,4,6-Trichloroanisole. O TCA é um metabolito que existe naturalmente e que é produzido por diversas espécies de fungos. O TCA é detetável pelo olfato humano em ng/L — ou partes por trilião (ppt), e não provoca efeitos tóxicos nos níveis presentes na natureza. Uma vez formado, o TCA é quimicamente estável e facilmente adsorvido por muitos materiais naturais e sintéticos. O TCA é invasivo na natureza e na indústria e foi detetado em alimentos e bebidas (por exemplo em grãos de café e de cacau, vinho e cerveja, e água engarrafada e água potável municipal), materiais de embalamento em madeira (incluindo cortiça, papel e cartão) e plásticos.

Quanto TCA o Innocork remove da cortiça?

A quantidade de TCA migrável que o Innocork remove varia segundo a quantidade originalmente existente na cortiça. Ensaios laboratoriais independentes com amostras de rolhas naturais processadas com Innocork apresentaram níveis de extração de TCA entre os 60% e os 85%.

Que outras garantias tem a Cork Supply implementadas além do Innocork para a prevenção de ocorrência de TCA?

Na Cork Supply, o Innocork é apenas uma etapa do nosso sistema de garantia de qualidade integrado e implementado em toda a empresa. A cada etapa da floresta até à garrafa, mantemos uma rastreabilidade de 100%, as melhores práticas de fabrico e procedimentos de controlo de qualidade internos. Também realizamos rigorosos testes sensoriais e SPME-GC/MS (Micro - Extração em Fase Sólida — Cromatografia Gasosa/Espectrometria de Massa) em toda a cortiça e em todos os lotes de rolhas. O nosso limiar de aceitação de libertação de TCA migrável para toda a cortiça que entra e todas as rolhas que saem é rigorosamente < 1,5ng/L. O Innocork, validado por entidades independentes na sua capacidade de redução de níveis de TCA em rolhas até 85% e por melhorar a uniformidade sensorial, é usado em todos os lotes de rolhas de cortiça natural. Por fim, para ser permitida a sua expedição de Portugal, todos os nossos lotes de rolhas naturais têm de passar por uma inspeção final de CQ (inspeção, testes e aprovação). Outros procedimentos de controlo de qualidade e testes sensoriais e de SPME-GC/MS são igualmente realizados pelas fábricas locais de acabamento de rolhas da Cork Supply em cada lote de rolhas no intuito de garantir que estas continuam em conformidade com a exigência das nossas especificações.

Realizar mais tratamentos Innocork faz diminuir ainda mais os níveis de TCA?

Sim. Contudo, uma só passagem pelo processo Innocork já reduz o nível significativamente. Os ganhos de qualidade resultantes de tratamentos repetidos não são suficientemente elevados para terem significado.

O Innocork remove outros compostos voláteis além do TCA?

Sim. O Innocork remove muitos outros compostos voláteis indesejados, resultando em lotes de rolhas sensorialmente neutros, previsíveis e uniformes.

Para que rolhas a Cork Supply usa o Innocork?

A Cork Supply usa o Innocork para todas as rolhas naturais, incluindo: certificadas pelo FSC, Alpha™, Natura™, Alpha B™ e rolhas colmatadas.

A Cork Supply usa o Innocork para rolhas 1+1 e outras rolhas técnicas?

Não. O Innocork é apenas usado para rolhas naturais e não em rolhas técnicas produzidas a partir de granulados de cortiça. Embora seja de utilização segura em rolhas técnicas, a Cork Supply usa neste tipo de rolhas o Vapex, um processo que recorre a vapor vivo, para remover TCA dos granulados de cortiça e um processo de destilação a vapor idêntico para os discos das rolhas 1+1.

O Innocork é seguro para utilizar em rolhas destinadas à vedação de vinhos?

Sim, o Innocork é 100% seguro para a utilização em rolhas destinadas à vedação de vinhos. O Innocork usa o mesmo etanol com o grau de fermentação aprovado para uso alimentar usado pelas empresas vinícolas.

O Innocork é seguro para o ambiente?

Sim, o Innocork é uma tecnologia sustentável e "amiga do ambiente". O vapor de água e exaustão do etanol libertados para a atmosfera é dez vezes inferior no que respeita à concentração legal máxima admissível para compostos orgânicos voláteis. Além disso, o Innocork obtém uma eficiência elevada usando temperaturas moderadas, requerendo um baixo consumo de energia (menos de 10% da energia total necessária para fabricar as rolhas de cortiça natural).


Por favor, visite também o seguinte link Cork Supply Group' Cork Supply Tonnellerie O Creative Oak Creative Oak Store VinOak Studio Labels