Está a ver o site Portugal
Redefinido a Qualidade
Inicio > Sustentabilidade > Conheça um Produtor de Cortiça > Antonio Pais de Sousa

Conheça um Produtor de Cortiça

Voltar para: Conheça um Produtor de Cortiça

Antonio Pais de Sousa

grower ricardo 816 307

Família de produtores de cortiça de quarta geração
Abrantes, Centro de Portugal

António e a sua esposa, Maria, administram a Ameixoeira Nova — uma herdade com 240 hectares de Montado de sobreiros no centro de Portugal, duas horas a norte de Lisboa. Aqui, os solos arenosos, nos quais os sobreiros prosperam, desfrutam de uma drenagem natural ideal. Boas práticas florestais melhoraram os níveis de fertilidade superficiais, sustentando uma média de 120 árvores por hectare — mais de 40% acima da média nacional — além do milho e do trigo, que mantêm as espécies selvagens autóctones.

Esta mesma terra está na família de Maria desde o início do século XIX. O pai, Manuel, infelizmente já falecido, dedicou toda a sua vida aos montados de sobreiros e ganhou a reputação de produtor hábil e respeitado que muito contribuiu com conselhos e conhecimento para um negócio de família que ele ajudou a crescer e fazer prosperar.

António e Maria têm duas filhas, Rita e Ana, que representam a quinta geração da família dedicada à produção de cortiça. Atualmente, estas duas jovens dividem o seu tempo entre a herdade e a universidade, ajudando na poda e extração no verão quando o horário das aulas o permite. Rita já obteve um mestrado em agronomia e ambas estão ansiosas por gerir a Ameixoeira futuramente.

"A herdade da Ameixoeira Nova é especial, porque representa o trabalho da vida do meu sogro", diz António. "Sentimos uma tremenda responsabilidade de continuar esse trabalho no futuro para as próximas gerações".

António crê que o segredo para produzir cortiça de alta qualidade está nas boas práticas de gestão do solo. A filosofia dos recursos naturais da terra expressa-se nas "três regras sagradas" da produção de cortiça da sua família: primeiro, preocupar e cuidar das árvores mais velhas, mantendo-as saudáveis e produtivas durante tantos anos quanto possível. Segundo, cuidar e gerir cuidadosamente as árvores em produção ativa. E por fim, plantar e criar árvores novas, proporcionando as melhores condições para as ajudar a crescer fortes e produtivas para o bem das gerações vindouras.


Por favor, visite também o seguinte link Cork Supply Group' Cork Supply Tonnellerie O Creative Oak Creative Oak Store VinOak Studio Labels