Está a ver o site Portugal
Redefinido a Qualidade
Inicio > Sustentabilidade > Conheça um Produtor de Cortiça > Luis Nunes

Conheça um Produtor de Cortiça

Voltar para: Conheça um Produtor de Cortiça

Luis Nunes

grower luis nunes 816 3021

Família de Produtores de cortiça de quarta geração
Ponte de Sôr, Centro de Portugal

Luis cresceu nos montados de sobreiros de Ponte de Sôr onde a sua família tem trabalhado ao longos dos anos, não só na floresta, mas também como produtores de gado ovino desde 1890. No ano 2000 adquiriu duas herdades e começou a produzir cortiça, aumentando o compromisso da sua família com a terra que os sustentou durante quatro gerações. O Luis passa ainda os meses de verão a trabalhar na floresta, na época da tiradia, continuando a longa tradição dos homens da sua família.

As duas herdades, Pernancha de Baixo e Ervideira, estão ambas localizadas em Foros do Arrão no centro de Portugal apresentando um total combinado de 162 hectares onde predominando solos francos — arenosos onde os sobreiros prosperam com exuberância (e onde poucas outras espécies conseguem sobreviver). A propriedade é dividida por um vale central que faz a sua boa drenagem, fundamental para se obter uma cortiça de boa qualidade, para além de criar uma excelente fonte de alimento para as ovelhas e gado que pastoreiam no vale durante o verão e nos montados durante o Inverno, ajudando a controlar o excessivo desenvolvimento da vegetação infestante. 90% da terra é ocupada por montado de sobreiros, onde as árvores mais velhas e as jovens coabitam, fruto de um forte índice de regeneração natural bem protegida e vigiada pelo olho atento da família Nunes. Os remanescentes 10% são pastagens naturais.

Com mais de um século de experiência trabalhando no montado, a família Nunes sabe como produzir cortiça de forma a obter a mais alta qualidade mantendo a sustentabilidade das árvores que lhes providenciam o sustento. António, Pai do Luís, fez a tiradia das mesmas árvores quatro vezes durante um período de 40 anos e tem visto a qualidade aumentar colheita após colheita. Os seus valiosos conhecimentos e experiência têm sido passados ao filho que vendeu a primeira colheita de cortiça à Cork Supply. Agora, todos os anos Luís acompanha a Cork Supply a identificar outras florestas de sobreiros de qualidade na região.

"Alguns anos conseguimos tirar cortiça suficiente para carregar muitos camiões, outros anos conseguimos carregar apenas 2 ou 3, mas a quantidade não é muito importante. O mais importante é a qualidade," diz Luis. "Isto representa todo o trabalho da nossa vida e é da maior responsabilidade cuidar da floresta o melhor possível."

Embora os seus filhos sejam ainda muito jovens, o Luis está a educá-los de forma a tomarem o seu lugar no negócio da família. A filha mais velha, Margarida, com cinco anos, já desfruta de uma grande variedade de atividades no campo.


Por favor, visite também o seguinte link Cork Supply Group' Cork Supply Tonnellerie O Creative Oak Creative Oak Store VinOak Studio Labels