Está a ver o site Portugal
Redefinido a Qualidade
Inicio > Sustentabilidade > Conheça um Produtor de Cortiça > Nuno Coimbra

Conheça um Produtor de Cortiça

Voltar para: Conheça um Produtor de Cortiça

Nuno Coimbra

grower nuno 816 3036.

Produtor de cortiça de quarta geração
Chamusca, Centro de Portugal

Nuno é o administrador do Rosmaninhal, a quinta da sua família, com 1.000 hectares, localizada a 90 minutos a nordeste de Lisboa. Suportando uma biodiversidade equilibrada, uma plantação e vida selvagem ativa, a agricultura de baixo impacto da quinta é um bom exemplo do sistema de Montado de Portugal em curso.

A licenciatura de Nuno em gestão florestal é muito útil na sua qualidade de administrador das florestas da quinta repartindo em: 50% de cortiça, 40% de eucalipto e 10% de pinheiros. O irmão mais velho de Nuno, João, é responsável pelas culturas de milho e vegetais que crescem entre as florestas. As suas 8 irmãs também trabalham na quinta, desempenhando diversas funções administrativas que suportam as operações de silvicultura e agricultura da família.

A propriedade está na família de Nuno, desde que o seu bisavô a comprou em 1870, composta por uma parcela de 6.400 hectares de encostas arenosas à volta de um vale central que suporta campos de arroz e que providencia uma drenagem natural excecional para as árvores. Além de plantar sobreiros, o bisavô de Nuno dividiu a terra em quintas mais pequenas para gerações futuras da família. O Rosmaninhal é uma dessas quintas originais e graças aos cuidados da família, Nuno diz que se mantém uma das melhores.

O Nuno tem vivas esperanças de que os seus filhos, que ainda são muito novos para trabalhar na floresta, continuem o legado cultivo de sobreiros da família para gerações futuras. Por agora, desfruta da companhia e curiosidade do seu filho mais velho e do sobrinho, que o acompanham enquanto ele trata das suas muitas responsabilidades diárias.

""O Rosmaninhal é uma fonte importante de rendimento para todos nesta família, e é muito mais para além disso", diz Nuno. "Representa o trabalho do meu bisavô. Tenho a responsabilidade social e familiar muito especial e importante de tratar da sua terra tão bem quanto puder."

Nuno orgulha-se de produzir cortiça de alta qualidade. Ainda possui garrafas de vinho do Porto que lhe foram oferecidas pelo seu bisavô, que diz terem "ótimo aroma e sabor como um vinho do Porto moderno" mesmo após mais de 100 anos numa cave, selados com rolhas de cortiça natural. "Prova", diz ele, "que é cortiça de qualidade incomparável".

Pergunte a Nuno qual o segredo para produzir cortiça de qualidade e é provável que ele lhe dê uma resposta em cinco partes. Primeiro, tomar todas as decisões colocando em primeiro lugar a saúde dos sobreiros. Segundo, proteger as árvores evitando o pasto intensivo do gado. Terceiro, controlar a erosão com boas práticas de conservação do solo. Quarto, promover o nascimento de novas árvores através da regeneração natural, o que resulta num arvoredo mais forte do que resulta da regeneração artificial. Por último, ser altamente seletivo quanto às árvores jovens que possam produzir cortiça de primeira qualidade, no intuito de garantir sobreiros de qualidade para as gerações futuras.


Por favor, visite também o seguinte link Cork Supply Group' Cork Supply Tonnellerie O Creative Oak Creative Oak Store VinOak Studio Labels