Está a ver o site Portugal
Redefinido a Qualidade
Inicio > Sustentabilidade > Conheça um Produtor de Cortiça > Pedro Sousa Prates

Conheça um Produtor de Cortiça

Voltar para: Conheça um Produtor de Cortiça

Pedro Sousa Prates

grower pedro 816 3051

Produtor de cortiça de quinta geração
Ponte de Sôr, Centro de Portugal

O Pedro é proprietário de duas quintas de cortiça, onde dá continuidade ao trabalho iniciado em 1700 pelo seu trisavô, António Lopes Prates.

90% da herdade de S. Martinho de Cima, com 100 hectares, está densamente plantada com sobreiros. É constituída por solos arenosos e argilosos em ambas as margens do Rio Sôr, que rasgam pelo meio da herdade a montante da espetacular barragem de Montargil. Antigas ruínas que datam da colonização da região pelo poderoso Império Romano ponteiam a paisagem florestal. Mesmo nos tempos antigos, esta terra suportava a exploração de cortiça que os Romanos usavam para varias finalidades, incluindo construção, pesca, rolhas para vinho e azeite.

Antigas fotografias de 1920 em sua casa, mostram mulas carregando cortiça acabada de extrair, percebendo pelas fotos a qualidade e o bom calibre das pranchas que desde há muito caracterizam os sobreiros aqui plantados — resultado, diz Pedro, de uma cuidadosa gestão florestal mantida geração após geração.

"Além de ser uma fonte fiável de rendimento para o negócio da minha família, esta terra tem igualmente grande valor sentimental", diz Pedro. "Cinco gerações da minha família viveram e trabalharam aqui, portanto esta terra e estes sobreirais detêm uma grande parte da história da minha família".

Olhando pelas gerações vindouras, Pedro está a preparar os seus dois netos — António e Manuel — para que possam continuar o trabalho da sua família.

Mas qual a filosofia do Pedro quanto à produção de cortiça? Primeiro, estima a longa ligação da sua família às quintas e considera uma honra prosseguir com o trabalho dos seus antepassados. Pedro também se mantém a par das práticas modernas de silvicultura, prestando especial atenção à conservação do solo, encontrando-se frequentemente com outros produtores de cortiça para partilhar ideias e experiências. Finalmente, valoriza a sua parceria com a Cork Supply e aprecia o parecer que recebe quanto à qualidade da sua cortiça.


Por favor, visite também o seguinte link Cork Supply Group' Cork Supply Tonnellerie O Creative Oak Creative Oak Store VinOak Studio Labels