Está a ver o site Portugal
Redefinido a Qualidade
Inicio > Sustentabilidade > Gestão Florestal no Montado

Gestão Florestal no Montado

learning forestry 02

Um montado de sobreiros típico é um sistema múltiplo agroflorestal que sustenta uma grande variedade de plantas e vida animal. Maioria dos montados têm milhares de anos e são usadas para a produção agrícola, produção florestal, pasto, caça, entre outros. Estas florestas estendem-se habitualmente por grandes áreas com reduzida presença humana, para além do associado à produção de cortiça.

O objetivo da Cork Supply é trabalhar estas terras de modo responsável. Sabemos que as florestas de sobreiros bem geridas incluem funções ambientais valiosas: conservação dos solos, proteção contra as mudanças climáticas, recarga dos níveis freáticos prevenindo a seca. Adicionalmente estas representam um modo de vida para os residentes locais e um habitat para a vida selvagem local protegidos nas nossas práticas de gestão florestal.

Proteger o Montado

learning forestry 01

O sul de Portugal é o coração do Montado — ecossistemas de equilíbrio delicado que inclui mais área florestal de sobreiro que qualquer outro local do mundo (1,8 milhão de hectares). Estas florestas de Montado produzem mais de 50% da cortiça de todo o mundo. Durante séculos, receberam proteção legal para apoiar a forte indústria da cortiça. Em resultado, surgiram práticas especiais, nomeadamente o cultivo de baixa densidade, que ajudaram as florestas de Portugal a serem reconhecidas como as mais bem mantidas do mundo.

Os sobreiros podem atingir uma altura de 4 m e vivem até aos 300 anos, em parte graças à casca única que os protege contra o frio no Inverno, assim como dos incêndios no Verão. Esta casca é o material usado para criar toda a gama de produtos em cortiça natural. O longo ciclo de vida da árvore e a sua casca especial asseguraram uma sustentabilidade ambiental. Manualmente a casca é retirada de cada árvore, de 9 em 9 anos, com grande cuidado para evitar qualquer dano. O frágil Montado tornou-se um verdadeiro lar para estes habitantes, que reconhecem o quanto o sobreiro tem para oferecer para além da cortiça. Quem trabalha a cortiça sabe que o seu futuro e o futuro dos seus filhos e netos dependem não só da extração da cortiça, mas também da proteção do ambiente diversificado do próprio montado.

Proteger o montado e preservar o modo de vida dos seus residentes é mais do que uma prioridade na Cork Supply: faz parte da nossa paixão. Esta é evidente em cada decisão que tomamos, em cada prática que instituímos e em cada relação que criamos. Porque há mais em jogo para além da cortiça nestes delicados ecossistemas. Muito mais...


Por favor, visite também o seguinte link Cork Supply Group' Cork Supply Tonnellerie O Creative Oak Creative Oak Store VinOak Studio Labels