Está a ver o site Portugal
Redefinido a Qualidade
Inicio > Sustentabilidade > Pegada de Carbono

Pegada de Carbono

Toda a atividade humana tem um impacto no ambiente da Terra. A pegada de carbono mede o impacto que uma atividade humana tem no nosso ambiente em termos de emissões de gases de efeito de estufa (GHG), expresso em unidades de dióxido de carbono (CO2). Quanto menos CO2 for produzido por uma organização, produto ou indivíduo, menor é a sua pegada de carbono.

Em resposta à ameaça de alterações climáticas relacionadas com níveis perigosos destes gases com efeito de estufa e à crescente tendência para a exigência empresarial e dos consumidores por uma maior sustentabilidade e transparência, muitas empresas e indústrias estão empenhadas na diminuição das Pegadas de Carbono dos seus negócios e produtos.

Comparativamente, a indústria do vinho está mais à frente, com uma indústria com reduzida Pegada de Carbono. Na qualidade de gestores de vinhas, o uso e a conservação responsável de recurso (solo, água, pestes, resíduos e qualidade do ar), a gestão a longo prazo das mesmas são preocupações vitais tanto para viticultores como para vinicultores. A crescente adoção pela agricultura local de práticas orgânicas e biodinâmicas sustentáveis estão a servir para reduzir substancialmente a Pegada de Carbono da vinicultura e viticultura. Muitos vinicultores estão em busca de maior eficiência noutras áreas, tais como na energia, no uso da água, no transporte e na embalagem.

Cada vez mais, os padrões da indústria do vinho estão a ser adotados em maior escala. Ainda assim, restam alguns métodos para a avaliação da Pegada de Carbono e/ou a sustentabilidade de cada negócio. Independentemente do padrão que escolha, para a maioria das empresas, o progresso no caminho para a compensação de carbono (isto é, uma Pegada de Carbono ideal de zero) requer uma solução tripartida:

  • Avaliar a sua Pegada de Carbono;
  • Adaptar tecnologias e práticas que previnem ou reduzem as emissões de CO2;
  • Compensar as emissões de CO2 através de investimentos em compensações de carbono.

A Cork Supply trabalha arduamente para cumprir os seus objetivos de sustentabilidade, um dos quais passa por minimizar a Pegada de Carbono da empresa. Adicionalmente, como membro e fornecedor do sector do vinho, pretendemos auxiliar os nossos parceiros na redução da sua Pegada de Carbono. Encetamos esta atividade desta forma:

Otimizar a eficiência a "montante" na Cork Supply, o que resulta em reduções positivas e extrapoladas para "jusante" no mercado, oferecendo produtos e serviços que permitem aos nossos clientes reduzir a sua Pegada de Carbono investindo na investigação e formação promovendo a redução de emissões de CO2.

Nos anos 2007-2008, a Cork Supply conduziu um estudo global sobre a Pegada de Carbono que avaliou as emissões de CO2 de cada uma das nossas operações locais. Tal envolveu a contabilização detalhada de todas as atividades conduzidas pela Cork Supply a nível mundial, incluindo as emissões de CO2 decorrentes dos carregamentos e transportes associados.

chart carbonfp pt pt

 Diagram 1

De acordo com uma avaliação Bilan Carbone® baseada nas delimitações de atividade ilustradas no Diagrama 1, a pegada de carbono europeia da nossa empresa na Europa, medida por atividade, resulta principalmente do transporte e uso de energia.

chart 01 carbonfp pt pt

A análise destes dados relativamente às atividades de produção de rolhas e apoio ao negócio conclui que:

  • Três quintos da nossa pegada de carbono europeia são gerados por atividades diretamente relacionadas com a produção (incluindo gestão florestal, absorção de recursos e materiais, transporte e fim-de-vida do produto);
  • Dois quintos são resultado de todas as atividades não produtivas de apoio ao negócio (incluindo eletricidade e ar condicionado dos escritórios, viagens de passageiros, imobilizado, serviços, etc.).

chart 02 carbonfp pt pt

Munida destes dados, a Cork Supply encetou iniciativas no intuito de identificar e implementar melhorias que gerassem eficiência e reduções significativas. Concluído em dezembro de 2008, um passo importante foi a contratação de uma equipa de especialistas do programa MBA em gestão da sustentabilidade da Presidio School of Management da Califórnia para conduzir um plano de operações externo, no sentido de avaliar a sustentabilidade total das operações de produção da Cork Supply em Portugal e identificar oportunidades de melhoria prioritárias.

De uma forma geral, tanto os dados e análises internos como independentes validam a conclusão de que a produção de rolhas da Cork Supply é altamente eficiente, utilizando tecnologias de baixo consumo energético, capturando e reutilizando uma parte significativa dos resíduos produzidos.

O diagnóstico de oportunidades para ações de melhoria leva-nos também a investigar o uso de fontes de energia alternativas, a reutilização avançada do pó de cortiça, a compra ambientalmente orientada e o uso preferencial de materiais de fontes sustentáveis e reciclados.

Algumas das iniciativas específicas que estamos a levar a cabo na Cork Supply para reduzir as emissões de CO2, incluem:

  1. Otimizar a eficiência da carga de contentores (através de novas paletes, embalamento e padrões de faseamento de cargas);
  2. Encorajar os nossos fornecedores de materiais e transportes a maximizar o uso de produtos de fontes sustentáveis e reciclados e de veículos energeticamente eficientes, não poluentes e alimentados com combustíveis renováveis;
  3. Encorajar os nossos clientes a planear e marcar as encomendas com a maior antecedência possível no intuito de evitar o transporte aéreo nas entregas;
  4. Conduzir um estudo de viabilidade de fontes de energia renováveis, incluindo a reutilização avançada do pó de cortiça;
  5. Melhorar as técnicas de gestão de resíduos adotando as melhores opções de fim-de-vida conhecidas para cada resíduo;
  6. Encorajar a partilha de veículos pelo pessoal;
  7. Reduzir o consumo de papel e toner/tinteiros nos escritórios.

Ao avaliar qualquer ação de melhoria da pegada de carbono, a Cork Supply atribui igual importância ao seu impacto no bem-estar do ambiente, da empresa e à garantia fundamental de qualidade dos produtos e serviços da Cork Supply.


Por favor, visite também o seguinte link Cork Supply Group' Cork Supply Tonnellerie O Creative Oak Creative Oak Store VinOak Studio Labels